HazOp - "Hazards and Operability Studies"

Além de inspiração para o nome da nossa empresa, a técnica HazOp (Estudos de Perigos e Operabilidade de Processos) é uma das mais difundidas e eficientes técnicas de análise de riscos industrias utilizadas na indústria de processos químicos e petroquímicos. É relativamente simples, sistemática e multi-disciplinar, gerando informações fundamentais para promover a correta avaliação dos perigos e riscos envolvidos nestes processos.

É uma técnica qualitativa e sua intenção é trazer para a mesa de reunião os especialistas das áreas envolvidas no processo, de tal forma que possam opinar sob cada ponto de vista (segurança, processo, manutenção, projeto, controle...), cada um complementando e avaliando as causas e consequências dos desvios apresentados nos diferentes "nós" identificados no processo.

Sua implementação é tranquila, principalmente quando a equipe é unida e está concentrada em obter informações construtivas para a melhoria e garantia da integridade das instalações e segurança dos colaboradores. É necessário utilizar um software adequado para registro das informações mínimas para a geração do Relatório de Estudo HAZOP, documento importantíssimo e que comprova a realização da análise de riscos da planta/processo avaliado.

contato@hazopengenharia.com.br
By Up